Carlos da Fonseca Brandão

CARLOS DA FONSECA BRANDÃO é Professor Livre-docente do Departamento de Educação da UNESP – Assis e docente credenciado do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP – Marília. Foi professor visitante na Universidade do Porto (Portugal – 2009), na Universidade de Granada (Espanha – 2009), na Universidade Nacional de Córdoba (Argentina – 2010), na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha – 2010), na Universidade de Santiago de Chile (Chile – 2012) e na Universidade Nacional de Cuyo (Mendoza, Argentina – 2013). É pós-doutor pela Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha - 2012) e pela Universidade Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha – 2015) e pela Uppsala University (Uppsala, Suécia - 2017). Já publicou as seguintes obras: Os desafios do novo Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 13.005/14): comentários sobre suas metas e estratégias (Avercamp, 2014); Política educacional e organização da Educação brasileira (UNESP, 2008); Os processos de civilização e o controle das emoções (Edusc, 2007); PNE passo a passo: Lei nº 10.172/2001 – discussão dos objetivos e metas do Plano Nacional de Educação (Avercamp, 2006); As cotas na universidade pública brasileira: será esse o caminho? (Autores Associados, 2005); Estrutura e Funcionamento do Ensino (Avercamp, 2004); Norbert Elias: formação, educação e emoções no processo de civilização (Vozes, 2003) e Batendo Bola, batendo cabeça: os problemas da pesquisa em educação física no Brasil – 1978 – 1993 (Humanidades, 1994).

Também é organizador e autor das coletâneas: Ensino fundamental de 9 anos: propostas de oficinas pedagógicas na sala de aula (Avercamp, 2014); O lugar das paixões na educação: uma abordagem teórico-metodológica (Nova Harmonia, 2011); Ensino Fundamental de 9 anos: Teoria e Prática na sala de aula (Avercamp, 2009); Intelectuais no século XX e educação no século XXI: o que podemos aprender com eles? (Poiesis, 2009) e Introdução à sociologia da cultura (Avercamp, 2005), além de escrever um capítulo na obra Sociologia e Educação: Leituras e interpretações (Avercamp, 2006). É membro do Conselho Editorial da Editora Avercamp (São Paulo, SP) e da Editora Poiesis (Marília, SP).


Obras Relacionadas:

PNE Passo a Passo

Introdução à Sociologia da Cultura – Max Weber e Norbert Elias

LDB Passo a Passo

Estrutura e Funcionamento do Ensino

Sociologia e Educação – Leituras e Interpretações


Ensino Fundamental de Nove Anos - Proposta de Oficinas Pedagógicas na Sala de Aula

Ensino Fundamental de Nove anos - Teoria e Prática na Sala de Aula

Os desafios do novo Plano Nacional de Educação - (PNE – Lei nº 13.005 / 14): Comentários sobre suas metas e suas estratégias.

Todos os direitos reservados © Editora Avercamp   Política de Privacidade