Educação a Distância Via Internet

De José A. Valente,
Maria Elisabette B. B. Prado
e
Maria Elizabeth B. de Almeida (Organizadores)

Celso Vallin
Fernanda Maria Pereira Freire
Ivani Catarina Arantes Fazenda
João Vilhete V. D'Abreu
José Armando Valente
Lucila Pesce de Oliveira
Maria de los Dolores Jimenez Peña
Maria Elisabette B. Brito Prado
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Marina Graziela Feldmann
Myrtes Alonso
Odete Sidericoudes
Simão Pedro P. Marinho
Sonia Maria de M. Alegretti
Vitória Helena Cunha Espósito
Vitória Kachar Hernandes

Quando se fala em formação de professores por intermédio da Educação a Distância (EaD), via internet, logo surge uma série de questões. Como é possível formar professores via internet? Que abordagem pedagógica foi utilizada? Que ambiente de aprendizagem virtual foi usado? Na verdade, a EaD é recente e questões como estas são totalmente pertinentes.
Este livro procura responder essas perguntas com base nos resultados do Curso de Especialização em Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com Uso das Novas Tecnologias, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

A maior parte do curso foi realizada totalmente a distância, via internet, e foram 44 professores-alunos, de praticamente todas as regiões do Brasil que, durante um ano, interagiram entre si e com especialistas para poder desenvolver conhecimentos sobre o uso educacional das tecnologias da informação e comunicação, simultaneamente, desenvolvendo projetos, usando essas tecnologias em sua sala de aula e trazendo os resultados dessas experiências para análise coletiva com o grupo em formação. Os resultados podem ser considerados bons já que 35 professores-alunos foram aprovados, o equivalente a 79,54% de aproveitamento.

Cada docente que atuou no curso faz uma reflexão crítica sobre seu trabalho, procurando avançar teorias e práticas de formação, mostrar que é possível fazer uma Educação a Distância de qualidade e usar uma abordagem pedagógica na direção da mudança que gostaríamos de ver na educação. Neste sentido, o futuro da EaD é bastante promissor e se coloca como uma possível solução para os problemas educacionais seculares em nosso país. Esperamos que os leitores possam comprovar esta nossa esperança!

 

Sumário

CAPÍTULO 1 - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS COM O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: DESCRIÇÃO E FUNDAMENTOS
José Armando Valente

1.1 INTRODUÇÃO
1.2 BREVE DESCRIÇÃO DO PROINFO
1.3 O "ESTAR JUNTO VIRTUAL", VIA REDE TELEMÁTICA
1.4 APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
1.5 O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

1.5.1 Disciplinas do curso
1.5.2 Participantes do curso
1.5.3 Metodologia
1.5.4 Acompanhamento e avaliação dos professores-alunos
1.5.5 Principais resultados

1.6 DISCUSSÕES
1.7 CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAPÍTULO 2 - DE OLHOS PARA O CURSO
Odete Sidericoudes

2.1 OS PROFESSORES-ALUNOS DO CURSO
2.2 O CORPO DOCENTE DO CURSO
2.3 PROFESSORES-ALUNOS QUE EFETIVAMENTE PARTICIPARAM DO CURSO
2.4 DESENVOLVIMENTO DO CURSO
2.5 ACESSOS DOS PROFESSORES-ALUNOS NOS DIFERENTES AMBIENTES DO TELEDUC
2.6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

CAPÍTULO 3 - REDESENHANDO ESTRATÉGIAS NA PRÓPRIA AÇÃO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR A DISTÂNCIA EM AMBIENTE DIGITAL
Maria Elisabette B. Brito Prado e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

3.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
3.2 SOBRE NOSSOS PAPÉIS
3.3 SOBRE A POSTURA DO EDUCADOR
3.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAPÍTULO 4 - REALIZAÇÃO DE PROJETOS BASEADOS EM TEXTO
Vitória Kachar Hernandes

4.1 SUPERANDO OS DESAFIOS INICIAIS
4.2 OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS
4.3 O PROCESSADOR DE TEXTOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS
4.4 O PROCESSADOR DE TEXTOS E O ENCONTRO COM A CRIAÇÃO
4.5 IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO
4.6 ALGUNS PROBLEMAS ENCONTRADOS NO CURSO
4.7 OUTRAS NOVAS APRENDIZAGENS
4.8 FINALIZANDO...
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAPÍTULO 5 - CONFERÊNCIA INTERATIVA NO CIBERESPAÇO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Simão Pedro P. Marinho

5.1 INTRODUÇÃO
5.2 DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
5.3 CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAPÍTULO 6 - O DESENVOLVIMENTO HUMANO E A INTERNET
Celso Vallin

6.1 SÉCULO XX E MUDANÇA DE PARADIGMA
6.2 FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA INTERNET
6.3 INTERATIVIDADE PRÁTICA E CONCEITUAL
6.4 O CURSO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAPÍTULO 7 - AMBIENTE DE ROBÓTICA PEDAGÓGICA
João Vilhete V. D'Abreu

7.1 INTRODUÇÃO
7.2 O QUE É O AMBIENTE LEGO-LOGO
7.3 AMBIENTE LEGO-LOGO PRESENCIAL VERSUS DISTÂNCIA
7.4 AMBIENTE SIROS (SISTEMAS ROBÓTICOS COM SUPERLOGO)
7.5 CONFERÊNCIA SOBRE ROBÓTICA PEDAGÓGICA
7.6 DESENVOLVIMENTO
7.7 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAPÍTULO 8 - CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA INTERNET À FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
Lucila Pesce de Oliveira

8.1 INTRODUÇÃO
8.2 ANALISANDO A DISCIPLINA INTERNET
8.3 RESULTADOS OBSERVADOS
8.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CAPÍTULO 9 - ESCRITA/LEITURA E COMPUTADORES: O USO DO EDITOR DE TEXTO NA ESCOLA
Fernanda Maria Pereira Freire

9.1 INTRODUÇÃO
9.2 O EDITOR DE TEXTO E O TEXTO
9.3 OS DIZERES DOS PARTICIPANTES SOBRE O TEMA
9.3.1 Benefícios técnicos do uso do computador em relação à escrita/leitura
9.3.2 Diferentes concepções educacionais sobre o que é produzir um texto
9.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAPÍTULO 10 - INTRODUZINDO A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
Myrtes Alonso e Sonia Maria de M. Alegretti

10.1 INTRODUZINDO O ASSUNTO
10.2 EXPLICITANDO O CONCEITO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UTILIZADO
10.3 A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
10.4 O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM E A DINÂMICA DO CURSO
10.5 POSSIBILIDADES E LIMITES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
10.6 DIFICULDADES CONSTATADAS NA EXPERIÊNCIA E LIMITAÇÕES PERCEBIDAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAPÍTULO 11 - CONVERSANDO SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE A DISTÂNCIA
Ivani Catarina Arantes Fazenda

11.1 INTRODUÇÃO
11.2 1ª ETAPA: DA TRILHA PRINCIPAL
11.3 2ª ETAPA: DOS ATALHOS ESCOLHIDOS
11.4 3ª ETAPA: PISTAS MAIS ESQUEMÁTICAS
11.5 4ª ETAPA: O CÍRCULO SE AMPLIA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAPÍTULO 12 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Maria de los Dolores Jimenez Peña, Marina Graziela Feldmann e Vitória Helena Cunha Espósito

12.1 INTRODUÇÃO
12.2 ÀS VOLTAS COM A TECNOLOGIA E OS PROCEDIMENTOS DE ENSINO
12.3 CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAPÍTULO 13 - CRIANDO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Maria Elisabette B. Brito Prado e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

13.1 INTRODUÇÃO
13.2 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: CENÁRIOS
13.3 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Título: Educação a Distância Via Internet
Quantidade de Páginas:
204
Preço:
R$ 60,00

Formato:
16 x 23 cm
ISBN:
978-85-89311-14-4

Todos os direitos reservados © Editora Avercamp Design e Desenvolvimento: www.lummi.com.br Política de Privacidade