Educação a Distância
Prática e Formação do Profissional Reflexivo

De José Armando Valente e Silvia Branco Vidal Bustamante (Organizadores)

Crediné Silva De Menezes
Erica Machado
José Armando Valente
Lígia Silva Leite
Maria Cecília Calani Baranauskas
Maria Elisabette Brisola Brito Prado
Maria Elizabeth Bianconcini De Almeida
Marie Jane Soares Carvalho
Rosane Aragón De Nevado
Silvia Branco Vidal Bustamante
Stella Cecília Duarte Segenreich
Suely Scherer
Suzanete Zahed Coelho
Tania Tavares Silva

A Educação a Distância (EaD) por meio de recursos computacionais e, em especial, da Internet sugere a necessidade de uma abordagem crítica em direção aos aspectos formativos, envolvendo a consciência da reflexão sobre a prática, como ferramenta de transformação significativa da atuação pedagógica.
Este livro reúne artigos que possibilitam ao profissional de diversas áreas analisar, discutir e desenvolver questionamentos sobre a EaD na formação do profissional reflexivo, destacando o ciclo da ação–reflexão e a prática reflexiva como campos de investigação.

Análise de projetos, construção coletiva de conhecimento, fundamentação de cursos de formação de educadores on-line, reflexões do educador-aluno, metarreflexão e (trans)formação permanente, papel da pesquisa na formação do professor reflexivo, sala de aula do século XXI, educação bimodal, design de sistemas e práticas participativas e papel da reflexão e dos mediadores na capacitação de aprendizes colaboradores são alguns dos tópicos de destaque nesta obra.

A elaboração dos diversos capítulos sobre o tema EaD e a Reflexão sobre a Prática apresenta-se como um material de relevância e significação para todos os que pretendem utilizar os recursos da tecnologia para que os diversos ambientes de aprendizagem e de trabalho possam ser espaços de gestão em aprendizagem colaborativa e de investigação. Assim, este livro, ora editado pela Avercamp, é um conjunto de estudos de pesquisadores de diferentes universidades do país, que visa a colaborar na elucidação e no aprofundamento da importância da prática reflexiva na formação de qualidade do profissional
do futuro.

Sumário Resumido

1 REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA E A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA
PEDAGÓGICA EM
AMBIENTES DE EAD, 15
Silvia Branco Vidal Bustamante
Introdução, 15
Identificando Projetos Significativos, 18
Analisando os Documentos, 20
Considerações sobre os Projetos Analisados, 29
Referências, 33

2 O “ESTAR JUNTO VIRTUAL” COMO UMA ABORDAGEM DE
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:

SUA GÊNESE E APLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES REFLEXIVOS, 37
José Armando Valente
Introdução, 38
A Espiral de Aprendizagem que Acontece na Relação Aprendiz-Computador, 39
O Surgimento da Abordagem do “Estar Junto Virtual” de Educação a Distância, 45
Rede Telemática para Formação de Educadores, 47
Curso de Formação de Professores de Educação Especial, 49
Curso de Especialização em Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos com Uso
das Novas Tecnologias, 53
Curso de Aperfeiçoamento “Aprendizagem: Formas Alternativas de Atendimento”, 56
Conclusão, 61
Referências, 62

3 FORMAÇÃO DE EDUCADORES: FUNDAMENTOS REFLEXIVOS PARA O CONTEXTO
DA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 65
Maria Elisabette Brisola Brito Prado e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Introdução, 66
Formação Reflexiva do Educador, 68
Formação On-line e o Contexto Real, 72
Recontextualizando o “Estar Junto Virtual”, 76
Conclusão, 79
Referências, 80

4 METARREFLEXÃO E A CONSTRUÇÃO DA (TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE:
ESTUDO NO ÂMBITO DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA, 83
Rosane Aragón de Nevado, Marie Jane Soares Carvalho e Crediné Silva de Menezes
Introdução, 84
Metarreflexão e a Formação de Si como Professor, 86
Metamorfoses no Currículo e na Prática Pedagógica, 89
A Análise das Metamorfoses, 95
Os Memoriais em Análise, 96
Conclusão, 105
Referências, 107

5 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM DEBATE
SOBRE A PRÁTICA REFLEXIVA NO CONTEXTO DE EMANCIPAÇÃO, 109
Erica Machado
Introdução, 110
Tendências na Discussão sobre a Formação de Professores, 111
Prática Reflexiva no Campo da Formação Docente e Emancipação Social, 114
A Formação de Professores na Educação a Distância, 117
Conclusão, 124
Referências, 126

6 O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO CONTINUADA E EM SERVIÇO DO PROFESSOR REFLEXIVO: UMA EXPERIÊNCIA EM CONTEXTO DE EAD, 129
Stella Cecília Duarte Segenreich
Introdução, 130
Contextualização da Experiência: a Capacitação Continuada e em Serviço, 131
A “Construção” da Disciplina Pesquisa e a Construção do Saber Docente, 134
O Ciclo Ação-Reflexão-Ação dos Participantes: Eixo Condutor da Nova Proposta, 140
Conclusão: Avaliação dos Resultados e Perspectivas de Continuidade do Processo, 146
Referências, 147

7 FORMANDO PROFISSIONAIS REFLEXIVOS NA SALA DE AULA DO SÉCULO XXI, 151
Lígia Silva Leite
Educação a Distância: Cursos de Pós-Graduação e Tecnologia, 152
O Curso de Doutorado em Tecnologia Instrucional e Educação a Distância, 154
Orientação Virtual, 157
A Interação no Processo de Construção de Conhecimento, 159
Conclusão: Enfim, Formamos o Profissional Reflexivo Mediante Orientação
Virtual na Sala de Aula do Século XXI?, 163
Referências, 165

8 EDUCAÇÃO BIMODAL: HABITANTES, VISITANTES OU TRANSEUNTES?, 167
Suely Scherer
Os Educadores em Ambientes Presenciais e Virtuais, 167
Aprendizagem e Comunicação em Webfólios Individuais, 170
O Educador e os Fóruns de Discussão, 177
O Educador nos Ambientes Presenciais, 179
Conclusão, 180
Referências, 180

9 DESIGN DE SISTEMAS E O PROFISSIONAL REFLEXIVO: UM MODELO SEMIOPARTICIPATIVO, 183
Maria Cecília Calani Baranauskas
Introdução, 184
Design de Sistemas Interativos: Paradigmas Subjacentes e um Pouco de História, 187
Raízes do Design e Práticas Reflexivas, 189
Instanciando o Modelo de Design, 192
Conclusão, 200
Referências, 201

10 O PAPEL DA REFLEXÃO E DOS MEDIADORES NA CAPACITAÇÃO DE APRENDIZESCOLABORADORES: UM DOS SUPORTES ANDRAGÓGICOS DAS COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, 205
Tania Tavares Silva, Suzanete Zahed Coelho e José Armando Valente
Introdução, 206
O Que É a Fundap?, 212
Por Que Construir as Redes Vivas de Aprendizes-Colaboradores? Situação-Problema, 214
Descrição de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem à Luz da Experiência
da Fundap, 215
Os Suportes Pedagógicos Que Amparam a Comunidade Virtual de Aprendizagem
à Luz da Experiência da Fundap/Egap, 221
Questões Importantes a Considerar, 251

Conclusão, 255

Referências, 259

Título: Educação a Distância
Subtítulo:
Prática e Formação do Profissional Reflexivo

Quantidade de Páginas:
264
Preço:
R$ 65,00
Formato:
16 x 23 cm
ISBN:
978-85-89311-50-2

Todos os direitos reservados © Editora Avercamp Design e Desenvolvimento: www.lummi.com.br Política de Privacidade