Ensino Fundamental de Nove Anos
Teoria e Prática na Sala de Aula

De Carlos da Fonseca Brandão e Jaqueline Delgado Paschoal (Organizadores)

Cleide Vitor Mussini Batista
Gilmara Lupion Moreno
Jeani Delgado Paschoal Moura

Para além das questões legais e burocráticas de implantação e implementação da Lei nº 11.274/2006, já que caberá ao professor a responsabilidade de “fazer dar certo”, na prática, o objetivo dos autores da obra é justamente dialogar com esse profissional que vai atuar com os pequenos; é levantar questões que consideram mais urgentes no que diz respeito, principalmente, ao desenvolvimento do trabalho do professor com a criança de seis e sete anos, respeitando exatamente as especificidades de cada idade.
Nesse sentido, o primeiro capítulo do livro discute a entrada da criança de seis anos na escola sob o ponto de vista legal, bem como esclarece, baseado nos documentos do Ministério da Educação, as dúvidas mais frequentes sobre essa nova configuração.
No capítulo 2, são apresentados os problemas acerca do direito da criança à infância e à educação e sua entrada no primeiro ano, assim como esclarece a relevância da organização do trabalho pedagógico das escolas que irão recebê-la.
A autora do capítulo 3 indica a necessidade de repensar o espaço e o tempo vivenciado pela criança no contexto escolar, propondo a articulação entre as áreas do conhecimento.

No capítulo seguinte, é analisada uma proposta didática para o desenvolvimento do trabalho com a criança de seis anos, deixando claro que os princípios pedagógicos que irão nortear esse primeiro ano, assim como os demais, devem ser pautados na construção do conhecimento e não na acumulação de informações; por fim, o capítulo 5 retrata a importância das brincadeiras no universo da sala de aula, propondo diferentes atividades lúdicas.

 

Sumário Resumido

Prefácio, 9
Cleiton de Oliveira

Apresentação, 13
Carlos da Fonseca Brandão e Jaqueline Delgado Paschoal

Capítulo 1 O Ensino Fundamental de Nove Anos e a Legislação Educacional Brasileira, 17
Carlos da Fonseca Brandão
Dúvidas mais frequentes, 26
Referências, 34

Capítulo 2 A Criança de Seis Anos no Ensino Fundamental:
Considerações Iniciais, 37

Gilmara Lupion Moreno e Jaqueline Delgado Paschoal
A criança e seu direito à infância e à educação, 37
Implicações na ampliação do ensino fundamental de nove anos, 41
Referências, 50

Capítulo 3 Práticas para um Trabalho Integrado nos Dois Primeiros Anos do Ensino Fundamental: Um Diálogo entre as Áreas do Conhecimento, 51
Jeani Delgado Paschoal Moura
Referências, 68

Capítulo 4 A Educação da Criança de Seis Anos, 69
Cleide Vitor Mussini Batista
Princípios pedagógicos, 70
O trabalho pedagógico, 72
Atividades diversificadas, 72
Atividades individuais, 73
Atividades coletivas, 73
Atividades independentes, 73
Rotina diária, 74
Ações básicas para o primeiro ano do ensino fundamental, 79
Atividades, 80
Desenho e escrita: sistemas de representação, 81
A importância do ambiente alfabetizador, 84
Que didática deve ser desenvolvida em sala de aula?, 86
Atividades em grupo, 89
Literatura infantil, 90
Oralidade, 91
Referências, 91

Capítulo 5 Primeiro Ano: Uma Sala de Aula Onde se Pode Brincar, 93
Cleide Vitor Mussini Batista
O brincar no programa do primeiro ano, 93
Princípios didáticos de uma sala de aula onde se pode brincar, 94
Atividades lúdicas, 96
Referências, 126

 

Título: Ensino Fundamental de Nove Anos
Subtítulo:
Teoria e Prática na Sala de Aula

Quantidade de Páginas:
128
Preço:
48,00
Formato:
16 x 23 cm
ISBN:
978-85-89311-51-9

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