Avaliação Educacional – um olhar reflexivo sobre a sua prática

De Clóvis Roberto dos SANTOS (Organizador)

Maria Cecília Iannuzzi Ferreira (Coordenadora)

Asenath Leny Gomes Bueno
Heloísa Helena Steffen
Katya dos Santos Garabetti Souza
Maria Immaculada dos Santos Rosati

Este livro tem como objetivo propor algumas alternativas modernas de avaliação educacional, fáceis, criativas e viáveis. Os autores, todos mestres e doutores, atualmente professores universitários em renomadas instituições de Educação Superior, com larga experiência também na Educação Básica, tanto docente como no exercício de cargos ou funções de suporte pedagógico (como coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, diretores de escola, supervisores escolares e dirigentes regionais de ensino), debruçaram-se sobre este importante tema, contemplando-nos com suas visões e experiências contemporâneas que em muito podem contribuir para o avanço e, acima de tudo, a humanização e racionalização da avaliação educacional.

Toda essa bagagem teórica e prática foi colocada a serviço da elaboração dos vários capítulos que compõem este trabalho. A estrutura da obra é constituída de quatro núcleos fundamentais sobre o tema Avaliação Educacional: no Capítulo 1, o autor enfoca conceitos sobre a avaliação, seus aspectos legais e tece críticas ao abordar a Progressão Continuada adotada no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo; no Capítulo 2, as autoras propõem o Portfólio como uma experiência bem-sucedida de avaliação na Educação Superior; no Capítulo 3, as autoras contam sua experiência, na disciplina Informática Educacional, ao relacionarem questões intrínsecas entre a concepção de avaliação educacional e as ações docentes. No quarto Capítulo, há um enfoque voltado para o sentido mais amplo do processo de avaliação, que deve dirigir-se à totalidade do desenvolvimento do aluno, e não a simples observações do aspecto cognitivo de seu desempenho. Nesse sentido, a autora faz amplos comentários sobre a ética que deve, necessariamente, permear todo trabalho didático do professor.

Destina-se a alunos, professores e profissionais da Educação, interessados em compreender e aperfeiçoar esse fundamental tema do ensino.

 

Sumário

Capítulo 1 Avaliação educacional: análises conceitual, legal e crítica
Clóvis Roberto dos Santos

1.1 Tentando conceituar e tipificar
1.1.1 Alguns conceitos
1.1.2. Tipos
1.2 Progressão continuada
1.3 A avaliação segundo as várias abordagens do processo de ensino-aprendizagem
1.4 Aspectos legais da avaliação educacional no Brasil

Referências

Anexo 1 A pressão do ensino
Anexo 2 MEC regulamenta nova avaliação do Ensino Superior

Capítulo 2 O portfólio como avaliação na Educação Superior: uma experiência de sucesso em um curso de Pedagogia
Maria Cecília Iannuzzi Ferreira e Asenath Leny Gomes Bueno

2.1 Proposta de implantação do portfólio enquanto uma avaliação contínua e multidisciplinar
2.1.1 O que é o portfólio
2.1.2 Objetivos
2.1.3 Passos do portfólio
2.1.4 Organização da pasta
2.1.5 Avaliação
2.2 Resultados alcançados
2.3 Considerações finais
Referências

Capítulo 3 Tecnologias educacionais e avaliação: tecendo concepções e ações
Katya dos Santos Garabetti Souza e Heloísa Helena Steffen

3.1  O início de um trajeto
3.2 Contexto e visão educacional
3.3 Concepção e ação
3.4 Construindo resultados

Referências

Apêndice 1 Modelo de planilha de avaliação contínua
Apêndice 2 Modelo de diário de aprendizagem
Apêndice 3 Modelo de auto-avaliação


Capítulo 4 A ética na historicidade humana: uma abordagem sobre os valores nos diferentes contextos históricos
Maria Immaculada dos Santos Rosati

Referências


Título: Avaliação Educacional – um olhar reflexivo sobre a sua prática
Quantidade de Páginas:
96
Preço:
R$ 43,00
Formato:
14 x 21 cm
ISBN:
978-85-89311-23-6
Todos os direitos reservados © Editora Avercamp Design e Desenvolvimento: www.lummi.com.br Política de Privacidade