Desafios para a Docência Universitária na Contemporaneidade
Professor e aluno em inter-ação adulta

De Marcos T. Masetto

Influenciada pelo contexto de mudanças na qual se insere, a
docência universitária tem apresentado uma série de desafios
que merecem a reflexão daqueles envolvidos com o ensino
superior. O autor ressalta os seguintes para discutir nesta
obra: os jovens universitários querem descobrir a relevância e
aplicabilidade do que aprendem (seja nos conteúdos, seja nas
atividades propostas em aula ou fora dela), assim como
questionam e valorizam os métodos de ensino e de avaliação.
Pretendem participar de um processo de formação que lhes
permita desenvolver uma autonomia profissional.

A compreensão e vivência da aula como espaço-tempo do
professor e do aluno cria um ambiente de compartilhamento
para que juntos ajam e inter-ajam e, nesse intercurso de ações,
construam um processo de aprendizagem e de formação
profissional cidadã.

Atitude e competências novas do professor se impõem para
responder a esses desafios da Docência na Contemporaneidade:
abertura ao diferente, ao criativo, ao ousado, à inovação,
ao diálogo, ao trabalho em equipe com seus pares, à parceria,
à corresponsabilidade, à mediação pedagógica com seus
alunos para realização do processo de aprendizagem e à
disponibilidade para construção de uma mediação pedagógica.

Desses desafios e possíveis encaminhamentos, trata este
livro, com o qual buscamos um diálogo com professores do
ensino superior que possuem semelhantes perplexidades
frente à docência universitária neste início do Século XXI.

Sumário

Introdução
O “homo zappiens” na contemporaneidade
7
   
Capítulo I
Revolução Tecnológica da Informação e da Comunicação e a Universidade
13
   
Capítulo II
A Aula Universitária: o primeiro desafio
23
   
Capítulo III
Trabalhar com a informação e com o conhecimento:
nosso próximo desafio
33
 
Capítulo IV
Os alunos não se interessam pelos conteúdos da disciplina.
O desafio: Como envolvê-los?
47
 
Capítulo V
Sou um bom Professor porque cumpro integralmente o
programa de minha disciplina!
53
 
Capitulo VI
Como avaliar os alunos num curso de graduação?
65
 
Capítulo VII
Planejamento da disciplina e da aula como espaços e tempos
de aprendizagem e de formação profissional
77

Capítulo VIII
O professor construindo sua docência em equipe com
seus pares
89
   
Capítulo IX
O Professor e a resposta aos desafios da Docência na Contemporaneidade: uma nova atitude
93
 
Bibliografia
97
   

 

 

 

 

 

Título: Desafios para a Docência Universitária na Contemporaneidade
Subtítulo:
Professor e aluno em inter-ação adulta
Quantidade de Páginas:
104
Preço:
R$ 40,00
Formato:
14 x 21 cm

ISBN:
978-85-89311-77-9

Todos os direitos reservados © Editora Avercamp Design e Desenvolvimento: www.lummi.com.br Política de Privacidade