Didática e Desenvolvimento Integral

De Marta Scarpato

A concepção de desenvolvimento integral do ser humano: cognitivo,
afetivo, motor e social, que apresento neste livro, foi construída
durante toda a minha vida e trajetória acadêmica, como
docente da educação básica ao ensino superior.

A grande questão que sempre me instigou, denunciada na prática
docente dos professores dos diferentes níveis de ensino – da
educação básica ao ensino superior – é a fragmentação da visão
integral do aluno, que prioriza muito mais o aspecto cognitivo ao
afetivo, motor e social, e chega a não reconhecer a interligação
desses aspectos do desenvolvimento humano no processo de
ensino-aprendizagem.

A didática, sendo uma disciplina fundamental para a formação
pedagógica dos professores desses diferentes níveis de ensino,
pode possibilitar por meio do processo de ensino-aprendizagem o
desenvolvimento integral de todos os atores que vivenciam esse
processo.

Sumário

Introdução.................................................................. 19
A minha trajetória e a construção da minha
identidade docente segundo a perspectiva
de desenvolvimento integral........................................... 19

Capítulo 1
A didática e a educação holística.............................. 31
1.1 A didática............................................................... 31
1.2 A educação holística............................................... 35
1.3 A didática holística.................................................. 37

Capítulo 2
Construindo a identidade docente dentro
dos princípios da educação integral.......................... 39

2.1 Os cinco sentidos e a educação integral................... 51
2.2 Uma proposta de educação integral e
holística de desenvolvimento humano............................. 52

Capítulo 3
Aula: espaço e tempo para aprender........................ 55
3.1 O espaço............................................................... 57
      3.1.1 O espaço da escola e o espaço para a aula..... 58

      3.1.2 Distribuição espacial das carteiras.................. 60
3.2 O tempo................................................................ 64
      3.2.1 O tempo na escola, o tempo da aula............... 64
      3.2.2 O ritmo de cada um....................................... 67

Capítulo 4
Os diferentes modos de aprender e um
planejamento mais eficaz......................................... 69

4.1 As inteligências múltiplas........................................71
4.2 O planejando e a aprendizagem integral................... 73
4.3 Procedimentos de ensino e recursos didáticos......... 76

Capítulo 5
A expressividade do professor
em sala de aula........................................................ 83

5.1 A visão do corpo.................................................... 83
5.2 O corpo na escola................................................. 87
5.3 O professor e os reflexos de sua
educação fragmentada................................................. 92
5.4 A fluência.............................................................. 97
5.5 O espaço.............................................................. 98
5.6 O peso................................................................ 102
5.7 O tempo.............................................................. 104
5.8 A visão de Laban sobre a educação e suas
contribuições para a didática holística.......................... 105
5.9 A relação dos fatores de movimento na
expressividade do professor........................................ 107

Capítulo 6. Avaliar as aprendizagens...................... 111

Referências bibliográficas....................................... 121

 

Título: Didática e Desenvolvimento Integral
Quantidade de Páginas:
128
Preço:
R$ 45,00
Formato:
14 x 21 cm

ISBN:
978-85-89311-62-5

Todos os direitos reservados © Editora Avercamp Design e Desenvolvimento: www.lummi.com.br Política de Privacidade