Didática
e Desenvolvimento Integral
De
Marta
Scarpato
A
concepção de desenvolvimento integral do ser humano: cognitivo,
afetivo, motor e social, que apresento neste livro, foi construída
durante toda a minha vida e trajetória acadêmica, como
docente da educação básica ao ensino superior.
A grande questão
que sempre me instigou, denunciada na prática
docente dos professores dos diferentes níveis de ensino –
da
educação básica ao ensino superior – é
a fragmentação da visão
integral do aluno, que prioriza muito mais o aspecto cognitivo ao
afetivo, motor e social, e chega a não reconhecer a interligação
desses aspectos do desenvolvimento humano no processo de
ensino-aprendizagem.
A didática,
sendo uma disciplina fundamental para a formação
pedagógica dos professores desses diferentes níveis de ensino,
pode possibilitar por meio do processo de ensino-aprendizagem o
desenvolvimento integral de todos os atores que vivenciam esse
processo.
Sumário
Introdução..................................................................
19
A minha trajetória e a construção da minha
identidade docente segundo a perspectiva
de desenvolvimento integral...........................................
19
Capítulo
1
A didática e a educação holística..............................
31
1.1 A didática...............................................................
31
1.2 A educação holística...............................................
35
1.3 A didática holística..................................................
37
Capítulo
2
Construindo a identidade docente dentro
dos princípios da educação integral..........................
39
2.1 Os cinco sentidos e a educação integral...................
51
2.2 Uma proposta de educação integral e
holística de desenvolvimento humano.............................
52
Capítulo
3
Aula: espaço e tempo para aprender........................
55
3.1 O espaço...............................................................
57
3.1.1 O espaço da escola e o espaço
para a aula..... 58
3.1.2 Distribuição espacial
das carteiras.................. 60
3.2 O tempo................................................................
64
3.2.1 O tempo na escola, o tempo da aula...............
64
3.2.2 O ritmo de cada um.......................................
67
Capítulo
4
Os diferentes modos de aprender e um
planejamento mais eficaz......................................... 69
4.1 As inteligências múltiplas........................................71
4.2 O planejando e a aprendizagem integral................... 73
4.3 Procedimentos de ensino e recursos didáticos......... 76
Capítulo
5
A expressividade do professor
em sala de aula........................................................
83
5.1 A visão do corpo....................................................
83
5.2 O corpo na escola.................................................
87
5.3 O professor e os reflexos de sua
educação fragmentada.................................................
92
5.4 A fluência..............................................................
97
5.5 O espaço..............................................................
98
5.6 O peso................................................................
102
5.7 O tempo..............................................................
104
5.8 A visão de Laban sobre a educação e suas
contribuições para a didática holística..........................
105
5.9 A relação dos fatores de movimento na
expressividade do professor........................................ 107
Capítulo
6. Avaliar as aprendizagens...................... 111
Referências
bibliográficas....................................... 121
|