Fazendo Educação Continuada

De Helena Machado de Paula Albuquerque e
Maria Anita Viviani Martins
(Organizadoras)

Helenice Ciampi
Maria De Los Dolores Jimenez Peña
Marinella Binola Rossetti
Ronaldo Ferreira Negrão
Sônia Maria de Macedo Allegretti
Vilma Mello Biscolla
Vitória Helena Cunha Espósito

Em um processo de Educação Continuada, como nas demais intervenções pedagógicas e de aperfeiçoamento educacional, é importante o respeito à cultura e aos saberes preexistentes dos sujeitos envolvidos. Essa foi uma das preocupações dos autores do presente trabalho, ao se dirigirem a milhares de educadores, de centenas de unidades escolares. Professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos, delegados de ensino e outras lideranças educacionais foram contemplados com as ações dos projetos já realizados e que serviram de pano de fundo para os textos aqui apresentados.

A valorização dos resultados deu-se por meio do diálogo entre as ações
da Educação Continuada e as respostas dos envolvidos, porque estavam cotidianamente tomados pelas demandas de alunos, pais e da comunidade
por eles assistidos.

Partindo de uma sensibilização para iniciar as discussões dos temas e uma posterior sintonia na linguagem das questões abordadas, o resultado foi a aceitação positiva dos conceitos trabalhados. Contando com o esforço do
grupo de autores, todos altamente capacitados e reconhecidos em suas especializações, temos a satisfação de tornar disponível uma obra eminentemente referencial e prática. Uma proposta de ação e mudança,
que leva em consideração a importância do envolvimento coletivo.

 

Sumário

PARTE I FUNDAMENTOS

 1 Sensibilizando

1.1 Os Cenários da Escola
Vilma Mello Biscolla
1.2 Terra e Moinhos
Helena Machado de Paula Albuquerque
Referências
1.3 Os Muros que Construímos
Vilma Mello Biscolla

2 O Método de Ensino e sua Fonte
Maria Anita Viviani Martins

2.1 O Nome
2.2 O Método de Ensino e sua Fonte
2.3 Método, Conteúdo, Finalidade

3 Buscando o Sentido das Palavras: Construindo as Bases para um Trabalho Participativo na Escola
Vitória Helena Cunha Espósito

3.1 Introdução
3.2 Buscando o Sentido das Palavras: A Experiência Participativa
3.3 A Experiência Participativa e a Percepção do Mundo, do Consenso ao Conflito
3.4 Revisitando o Conceito de Autoridade em Face de uma Proposta Participativa
3.5 Em Direção a Autonomia. Mas o que é Isso?

4 Gestão, Projeto Pedagógico E Compromisso: Compartilhando Saberes
Helena Machado de Paula Albuquerque

4.1 Por que Educação e Gestão Democráticas?
4.1.1 Gestão e Educação Democráticas Um Avanço Legal
Referências
4.2 Construir Projetos Reconstruir Escola
4.2.1 O Diagnóstico da Escola
4.2.2 Do Propósito Educacional
4.2.3 Estratégias de Ação
4.2.4 Plano Anual de Trabalho
4.2.5 Planejando a Sistemática de Avaliação do Projeto Pedagógico
4.2.6 Registrando Decisões O Registro do Projeto Pedagógico
4.2.7 O Projeto Pedagógico em Execução Ação Transformadora da Escola
4.2.8 Construção do Projeto Pedagógico O Posicionamento do Educador
4.2.9 O Projeto Pedagógico da Escola Abrindo Caminhos
Referências
4.3 Para Repensar e Planejar a Ação
4.3.1 Alguns Subsídios para a Elaboração do Plano de Trabalho
de Profissionais da Escola
4.3.1.1 Diretor
4.3.1.2 Professor Coordenador-Pedagógico
4.3.1.3 Supervisor de Ensino
4.3.2 Para Concluir
Referências
4.4 Plano de Curso/Plano de Ensino: Componentes do Projeto Pedagógico
Helena Machado de Paula Albuquerque
Marinella Binda Rossetti
4.4.1 Orientações para Elaboração dos Planos de Ensino
Referências
4.5 A Escola como Ambiente Educativo
4.5.1 Direito à Escola e à Educação
4.5.2 Projeto da Escola e Transformação do Ambiente Escolar
Referências

5 A Ação do Administrador Escolar para uma Escola Inserida
em uma Sociedade em Mudança
Maria De Los Dolores Jimenez Peña
Sônia Maria de Macedo Allegretti

PARTE II SUBSÍDIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE

 6 Reflexões sobre o Encontro de História PEC 2001
Helenice Ciampi

6.1 Justificativa
6.2 História e Projeto Pedagógico
Referências
Anexos
Anexo 6-A Crônica de Machado de Assis
Anexo 6-B Artigo do Correio Paulistano e Lundu de Pae João
Anexo 6-C Artigos e Editoriais do Correio Paulistano
Anexo 6-D Textos Historiográficos

7 Opções Metodológicas: Correntes Psicológicas e o Alfabetizar
Maria Anita Viviani Martins

7.1 Introdução
7.2 As Práticas Realistas
7.2.1 As Teorias Behavioristas
7.2.2 O Experimentalismo-Estruturalismo
7.3 Quadro Comparativo quanto às Intervenções Docentes Usuais
7.3.1 Refletindo para Decidir sobre o que Fazer
7.3.2 Pensando na Aquisição da Leitura e da Escrita
7.3.2.1 Então Posso
7.3.2.2 Porque 

8 O Corpo Humano na Educação
Ronaldo Ferreira Negrão

8.1 O Corpo e a Fisicalidade Humana
8.2 A Natureza do Movimento Humano
8.3 O Binômio Ensino-Aprendizagem e o Movimento Compartilhado
Referências

Título: Fazendo Educação Continuada
Quantidade de Páginas:
144
Preço:
R$ 44,00
Formato:
14 x 21 cm
ISBN:
85-89311-27-9

Todos os direitos reservados © Editora Avercamp Design e Desenvolvimento: www.lummi.com.br Política de Privacidade