Educação Inclusiva
Indagações e Ações nas áreas da Educação e da Saúde

De Priscila Augusta Lima

Pode-se falar em exclusão? E em inclusão? Quais são os referenciais para essas definições? Quais são os elementos essenciais para promover a acessibilidade? Quais são as transformações necessárias na prática docente para implementar a inclusão? Que interações as áreas da saúde e da educação podem construir na perspectiva da inclusão? Quais são as demandas das pessoas com deficiência à área da saúde?

A partir desses questionamentos e reflexões, a autora nos mostra que a efetivação da inclusão requer clareza sobre a contribuição que cada um pode dar em situações concretas de convívio. Ao mesmo tempo, essa convivência interfere nas concepções existentes a respeito das pessoas com deficiência na escola, nos ambientes de trabalho, no atendimento à saúde e nos demais espaços públicos.

Os capítulos deste livro trazem informações relevantes sobre a educação inclusiva, abordando, entre outros pontos, questões terminológicas sob diferentes óticas e suas variações; a viabilização da inclusão; as ações de acessibilidade requeridas quando o aluno adentra a escola; a importância do docente na inclusão escolar e suas ações para efetivação das políticas educacionais no cotidiano escolar; os processos de inclusão escolar de pessoas cegas nas salas comuns; o direito ao acesso à saúde pelas pessoas com deficiência, os diálogos necessários com agentes comunitários de saúde para a efetivação desse direito, e a necessidade de divulgação de informações que apoiem os profissionais e os usuários dos programas de saúde.

A presente obra está destinada a prestar relevantes serviços a todos os que se interessem e estejam envolvidos com educação inclusiva e com a cidadania das pessoas com deficiência: pais, professores, coordenadores pedagógicos, orientadores, estudantes e profissionais da área da saúde, assim como a quem lida com desenvolvimento humano. A autora deixa claro que a educação inclusiva não finaliza... requer continuidade...

Sumário Resumido

  • Introdução, 21

  • Capítulo 1 – Inclusão e exclusão: sentidos e significados nos diferentes discursos, 29

  • Capítulo 2 – Inclusão escolar e acessibilidade, 55

  • Capítulo 3 – Inclusão escolar e formação docente, 61

  • Capítulo 4 – Inclusão escolar e construção de novos conhecimentos, 81

  • Capítulo 5 – As pessoas com deficiências e demandas à área da saúde, 99

  • Capítulo 6 – Algumas necessidades especiais das pessoas com deficiência, 131

  • Considerações finais, 139

  • Referências, 145

  • Apêndice 1, 155

  • Apêndice 2, 157

Título: Educação Inclusiva
Subtítulo:
Indagações e Ações nas áreas da Educação e da Saúde
Quantidade de Páginas:
160
Preço:
R$ 48,00
Formato:
14 x 21 cm

ISBN:
978-85-89311-59-5

Todos os direitos reservados © Editora Avercamp Design e Desenvolvimento: www.lummi.com.br Política de Privacidade