Educação Especial: Do Querer ao Fazer

De Maria Luisa Sprovieri Ribeiro e Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel
(Organizadoras)

Adriano Monteiro de Castro
Armindo J. Rodrigues
Kátia R. M. Caiado
Laura Ceretta Moreira
Maria Elisa Caputo Ferreira
Maria Luisa Sprovieri Ribeiro
Maria Odete Emygdio da Silva
Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel

Esta obra visa trazer ao público algumas questões presentes nas discussões atuais sobre a Educação Especial, tendo como eixo norteador a inclusão do aluno com necessidades educativas especiais no contexto da Educação Escolar.

Destina-se a professores especializados bem como aos que atuam na Educação Básica e se interessam pelas perspectivas pedagógicas oferecidas pela inclusão do aluno no cotidiano das salas de aula e da escola como um todo.

Espera-se contribuir para reflexões além dos temas abordados, por parte dos professores e equipes pedagógicas, pontuando especificidades ligadas ao trabalho escolar desenvolvido com e para pessoas com necessidades educativas especiais. Para tanto, consideram-se a diversidade e a heterogeneidade como desafios às práticas atuais e o convívio com a singularidade dos alunos como oportunidade de enriquecimento da formação profissional das equipes envolvidas.

 

Sumário

Apresentação

Capítulo I – Contextos de Aprendizagem e Integração/Inclusão de Alunos
com Necessidades Educativas Especiais
Armindo J. Rodrigues
I.1 Educação e Diversidade
I.2 A Organização e Gestão dos Contextos de Aprendizagem
I.2.1 A organização e gestão da classe
I.2.2 A condução do processo ensino-aprendizagem
I.3 Contextos de Aprendizagem e Necessidades Educativas Especiais
Referências Bibliográficas

Capítulo II – Formação de Professores: Algumas Reflexões 27 Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel
II.1 Bases Conceituais
II.2 Perspectivas de Ordem Prática
II.3 Possíveis Articulações
Referências Bibliográficas

Capítulo III – Perspectivas da Escola Inclusiva: Algumas Reflexões 41
Maria Luisa Sprovieri Ribeiro
III.1 Introdução
III.2 Fundamentos e Breve Histórico
III.3 O Momento Atual
III.4 O Século XXI – A Escola que se Projeta
Referências Bibliográficas

Capítulo IV – A Análise de Necessidades na Formação Contínua de
Professores: Um Contributo para a Integração e Inclusão dos Alunos
com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular
Maria Odete Emygdio da Silva
IV.1 Introdução
IV.2 Enquadramento Metodológico
IV.3 Necessidades de Formação: Que Propostas?
IV.4 Considerações Finais
Referências Bibliográficas

Capítulo V – O Trabalho Pedagógico no Ambiente Hospitalar:
Um Espaço em Construção
Kátia R. M. Caiado
V.1 A Classe Hospitalar no Brasil
V.2 Sobre o Alunado das Classes Hospitalares
V.3 Conversando com Professoras da Classe Hospitalar
V.4 Refletindo sobre a Formação do Professor da Classe Hospitalar
Referências Bibliográficas

Capítulo VI – A Universidade e o Aluno com Necessidades Educativas
Especiais: Reflexões e Proposições
Laura Ceretta Moreira
VI.1 Buscando Caminhos
Referências Bibliográficas

Capítulo VII – Materiais e Recursos de Ensino para Deficientes Visuais
Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel e Adriano Monteiro de Castro
VII.1 Introdução
VII.2 Dimensões Conceituais – O Significado dos Materiais
na Educação Especial
VII.3 Possíveis Categorizações de Materiais e Recursos
VII.4 Direções na Realidade da Educação Escolar
Referências Bibliográficas

Capítulo VIII – As Tecnologias de Informação e Comunicação como Recurso
à Acessibilidade de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais 109
Maria Luisa Sprovieri Ribeiro e Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel
Referências Bibliográficas

Capítulo IX – Aspectos de Intervenção na Área da Educação Física Escolar
e a Política Inclusiva
Maria Elisa Caputo Ferreira
IX.1 Educação e Educação Física Escolar
IX.2 A Política Inclusiva
IX.3 Considerações Finais
Referências Bibliográficas

Anexo 1 – Parecer CNE/CEB no 17, de 3 de julho de 2001
Anexo 2 – Resolução CNE/CEB no 2, de 11 de setembro de 2001

 

Título: Educação Especial
Subtítulo:
Do Querer ao Fazer
Quantidade de Páginas:
192
Preço:
R$ 60,00
Formato:
16 x 23 cm
ISBN:
978-85-89311-07-6

Todos os direitos reservados © Editora Avercamp Design e Desenvolvimento: www.lummi.com.br Política de Privacidade