Ensino Fundamental de Nove Anos
Proposta de Oficinas Pedagógicas na Sala de Aula

De Carlos da Fonseca Brandão e Jaqueline Delgado Paschoal (Organizadores)

Andreia Maria Cavaminami Lugle
Beatriz Carmo Lima de Aguiar
Carlos Toscano
Cassiana Raizer Magalhães
Cleide Vitor Mussini Batista
Darcísio N. Muraro
Eloíza Cristiane Torres
Gilmara Lupion Moreno
Heloisa Toshie Irie Saito
Jeani Delgado Paschoal Moura
Marta Regina Furlan
Nathália Delgado Bueno da Silva


O desafio de apresentar uma reflexão teórica e metodológica a
partir de oficinas lúdicas só se justifica se levarmos em consideração
os saberes já constituídos pelos professores ao longo da trajetória
profissional. A partir dessa premissa, o intuito é enriquecer a atuação
docente com sugestões de atividades práticas que envolvem jogos,
brincadeiras, contação de histórias, teatro, quebra-cabeça, maquetes,
desenhos, trabalhos de campo, pesquisas, entre outros, além de
contribuir para um aprendizado mais prazeroso e criativo das crianças
nos primeiros anos de escolarização.
Possibilitar o desenvolvimento das muitas linguagens infantis –
corporal, gestual, plástica, artística, entre tantas outras – é dever da
escola e de seus profissionais. Por outro lado é direito destes
mesmos profissionais a formação continuada de qualidade, já que, ao
tornar público seus conhecimentos, contribuem para a formação do
pensamento crítico e autônomo das crianças. Desta maneira, o
ponto de partida e de chegada desta obra é provocar o leitor a
concordar, discordar e, sobretudo, ressignificar a prática pedagógica
de modo a contribuir para o desenvolvimento integral dos pequenos.

Sumário

PREFÁCIO
9
APRESENTAÇÃO
11
CAPÍTULO I: O Trabalho docente no ensino fundamental de
nove anos: por uma Pedagogia da escuta
Jaqueline Delgado Paschoal
Gilmara Lupion Moreno
Marta Regina O. Furlan
17
CAPÍTULO II: “Os “novos” e os “velhos” desafios do ensino
fundamental no Brasil
Carlos da Fonseca Brandão
35
CAPÍTULO III: Ler, escrever e brincar é só começar: uma ambiência de letramento para crianças de seis anos
Cleide Vitor Mussini Batista
55
CAPÍTULO IV: O Ensino de matemática nos anos iniciais: reflexões e propostas de atividades
Andreia Maria Cavaminami Lugle
87
CAPÍTULO V: Educação Ambiental nos anos iniciais do ensino
fundamental: práticas para a construção de escolas Sustentáveis
Jeani Delgado Paschoal Moura
Eloíza Cristiane Torres
101
CAPÍTULO VI: O Ensino de ciências no 1º ano do ensino fundamental
Carlos Toscano
Heloisa Toshie Irie Saito
127
CAPÍTULO VII: O Sudoku em sala de aula: desenvolvendo o
raciocínio lógico das crianças de seis anos
Cleide Vitor Mussini Batista
155
CAPÍTULO VIII: Filosofia para crianças e educação para o pensar
Darcísio N. Muraro
Nathália Delgado Bueno da Silva

169
CAPÍTULO IX: Avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental:
uma proposta com Portfólios
Cassiana Raizer Magalhães
Andreia Maria Cavaminami Lugle
Beatriz Carmo Lima de Aguiar
197
   

Título: Ensino Fundamental de Nove Anos
Subtítulo: Proposta de Oficinas Pedagógicas na Sala de Aula

Quantidade de Páginas:
216
Preço:
R$ 60,00
Formato:
16 x 23 cm
ISBN:
978-85-89311-72-4
Todos os direitos reservados © Editora Avercamp Design e Desenvolvimento: www.lummi.com.br Política de Privacidade