Ensino Superior
Questões sobre a formação do professor

De Alda Luiza Carlini e Marta Scarpato (Organizadoras)

Alda Luiza Carlini
Elisa Maria Cordeiro da Paixão
Fátima Cabral Bruno
Márcia Zendron de Campos
Marta Scarpato
Ricardo Zani
Sonia Aparecida Ignacio Silva

A formação de professores para a docência no ensino superior pode ser descrita como uma demanda contemporânea. Historicamente, os professores se formavam na vida acadêmica, no embate cotidiano da práxis universitária, na construção paciente da maneira de ensinar e avaliar. A atenção dos alunos convergia para a experiência profissional do “mestre”, para os casos bem-sucedidos que este podia narrar nas aulas.

Novos tempos, novas necessidades... A expansão do ensino superior brasileiro nas últimas décadas, resultado da implantação de modernas instituições, ampliação de vagas, criação de cursos e carreiras, determinou a proporcional abertura de oportunidades para a docência. Como se preparar para atuar nesse espaço profissional? Como corresponder às necessidades dos alunos dos cursos de graduação? Como realizar os processos de formação profissional?

Questões como essas têm orientado a reflexão dos professores autores deste livro, que atuam na formação de docentes universitários, e são contempladas nos capítulos que organizaram. Idéias que se dispõem a compartilhar com todos que, como eles, consideram a docência no ensino superior uma tarefa complexa, para a qual será necessário preparar-se de modo integral e contínuo.

 

Sumário

Capítulo 1 – Dimensões da Formação do Professor Universitário: o “Olhar” da Filosofia, 15
Sonia Aparecida Ignacio Silva
1.1 Introdução, 17
1.2 Contexto: Mundo em Crise e Crise na Escola, 17
1.3 A Cultura Escolar/Universitária e a Formação do Educador: Problemáticas a Serem Investigadas, 21
1.4 Considerações Finais, 24
Referências Bibliográficas, 25

Capítulo 2 – A Afetividade no Processo de Ensino-Aprendizagem, 27
Marta Scarpato
2.1 Introdução, 29
2.2 Conceituando Afetividade, 30
2.3 Afetividade no Desenvolvimento Humano, 31
2.4 As Diferentes Emoções Observadas no Contexto da Sala de Aula, 34
2.5 Implicações no Processo de Ensino-Aprendizagem, 37
2.6 Considerações Finais, 40
Referências Bibliográficas, 41

Capítulo 3 – Falando em Currículo, 43
Elisa Maria Cordeiro da Paixão
3.1 Introdução, 45
3.2 Currículo – Propostas e Análises no Brasil, 52
3.3 Considerações Finais, 59
Referências Bibliográficas, 61

Capítulo 4 – A Profissionalização do Professor: Formadores e Formandos no Ensino Superior, 63
Márcia Zendron de Campos
4.1 Profissionalização: do Ofício à Profissão, 65
4.2 A Profissionalização do Ofício do Professor, 67
4.2.1 Autonomia do professor para a profissionalização, 70
4.3 A Formação de Professores no Contexto da Profissionalização, 72
4.3.1 Movimento da profissionalização: o contínuo, 73
4.4 Figura Identitária de Formador de Professor, 74
4.4.1 O formador de professor e sua responsabilidade na profissionalização do professor, 76
4.5 Considerações Finais, 79
Referências Bibliográficas, 80

Capítulo 5 – O Professor do Ensino Superior e a Inclusão Digital, 83
Alda Luiza Carlini
5.1 Introdução, 85
5.2 História, 85
5.3 Prática, 88
5.4 Reflexão, 89
5.5 Praticar e Refletir, 91
5.6 Considerações Finais, 92
Referências Bibliográficas, 94

Capítulo 6 – Interpretando a Aula à Luz do Pensamento Complexo, 95
Fátima Cabral Bruno
6.1 Introdução, 97
6.2 Sobre o Pensamento Complexo, 97
6.3 A Aula à Luz da Complexidade, 98
6.4 Usando o Método, 100
6.5 Definindo Aula a Partir de uma Visão Sistêmica da Realidade, 103
Referências Bibliográficas, 104

Capítulo 7 – Fotografia e Leitura: uma Breve Explanação sobre as Possibilidades de Aplicação da Semiótica e da Semiologia na Análise da Imagem Fotográfica em Sala de Aula, 107
Ricardo Zani
7.1 Introdução, 109
7.2 O Fotográfico, 112
7.3 Fotografia e Leitura, 118
7.4 Considerações Finais, 120

Referências Bibliográficas, 122

 

Título: Ensino Superior
Subtítulo:
Questões sobre a formação do professor
Quantidade de Páginas:
128
Preço:
R$ 46,00
Formato:
14 x 21 cm
ISBN:
978-85-89311-47-2

Todos os direitos reservados © Editora Avercamp Design e Desenvolvimento: www.lummi.com.br Política de Privacidade