Geografia: Introdução à Ciência Geográfica

Autor Auro de Jesus Rodrigues

Nos sucessivos momentos históricos, estudos, debates e reflexões produziram um conjunto de definições sobre o objeto da Geografia. O que é Geografia?

A questão é bastante complexa e atravessa séculos de discussões. É claro que seria importante uma definição sobre a temática. Mas será que ela seria consensual para todos os que fazem Geografia? Será que estabelecer uma definição não poderia correr o risco de tornar estático o objeto da Geografia? Não poderia fechar a reflexão e o avanço do conhecimento geográfico, já que as ciências são dinâmicas e constantemente se estão renovando com pesquisa e novos conhecimentos?

Os que trabalham com esse campo de conhecimento sabem da dificuldade de “fazer Geografia” e “ensinar Geografia”, tendo em vista o fato de essa ciência trabalhar com fenômenos naturais e humanos.

Na contemporaneidade, há diversas mudanças no mundo, surgindo a cada dia assuntos e fenômenos de interesse da ciência geográfica. Assuntos e fenômenos que transformam o espaço geográfico. Pode-se dizer que aqueles que “fazem Geografia” têm uma missão a realizar. Não somente buscar explicar o mundo, mas, também, propor soluções para os diversos problemas, sociais e ambientais.

A Geografia, como os outros campos de conhecimentos, é uma ciência dinâmica, e suas categorias fundamentais são também dinâmicas: paisagem, lugar, região, território e espaço geográfico.

Muitos trabalhos têm sido elaborados produzindo novos saberes para a Ciência Geográfica. Nesse sentido, este livro aborda a trajetória do pensamento geográfico, enfocando a importância da ciência geográfica na compreensão da sociedade-natureza, com as categorias, escolas, correntes, métodos e objetos.

Destina-se especialmente a estudantes de Geografia e profissionais que ministram a disciplina de História do Pensamento Geográfico e correlatas.

Sumário

1 GEOGRAFIA: CIÊNCIA, MÉTODO E OBJETO, 09
1.1 A Ciência Geográfica, 09
1.2 Método Científico e Geografia, 16
1.3 O Objeto da Geografia, 29

2 GEOGRAFIA NA ANTIGÜIDADE, 35

3 GEOGRAFIA NA IDADE MÉDIA, 49

4 GEOGRAFIA MODERNA, 57
4.1 A Sistematização da Geografia: Humboldt e Ritter, 66
4.2 O Determinismo na Geografia: Friedrich Ratzel, 73
4.3 O Possibilismo na Geografia: Vidal de La Blache, 79
4.4 Élisée Reclus e Piotr Kropotkin e a Geografia, 88
4.5 Alfred Hettner e Richard Hartshorne e a Geografia, 93

5 GEOGRAFIA CONTEMPORÂNEA, 97
5.1 Geografia Teórico-Quantitativa, 106
5.2 Geografia da Percepção e do Comportamento, 112
5.3 Geografia Ecológica, 116
5.4 Geografia Crítica ou Radical, 121

6 GEOGRAFIA: SOCIEDADE–NATUREZA, 129

REFERÊNCIAS, 139

 

Título: Geografia: Introdução à Ciência Geográfica
Quantidade de Páginas:
150
Preço:
R$ 50,00
Formato:
16 x 23 cm
ISBN:
978-85-89311-53-3

Todos os direitos reservados © Editora Avercamp Design e Desenvolvimento: www.lummi.com.br Política de Privacidade