História da Educação

 



De Neusa Maria Marques de Souza (Organizadora)

Ana Paula Gomes Mancini
José Misael Ferreira do Vale
Lucrécia Stringhetta Mello
Rita Filomena Andrade Januário Bettini

Esta obra constitui um corpo de produção organicamente situado e produzido para proporcionar material teórico voltado à formação de educadores em cursos de graduação em Pedagogia e licenciaturas em geral e de pós-graduação como apoio aos campos de Sociologia, Filosofia e outros que estabelecem interface com a História da Educação.

A divisão tradicional da História da Educação (antiga, média, moderna e contemporânea), nesta obra, é reconstruída pelos autores, que apresentam os grandes marcos históricos como síntese de momentos que refletem a herança educacional legada aos povos no decorrer dos séculos. O intuito, aqui, é levar o leitor a refletir e discutir o processo educativo pelo qual a humanidade elabora a si mesma.

Assim, as características de cada época apresentadas pelos autores são permeadas pelas formações particulares do passado pedagógico, confirmando a convicção de que os fatores sociais, políticos, econômicos e, principalmente, culturais se constroem nas contradições e nos conflitos de interesse entre as classes sociais estabelecidas nos tempos e espaços históricos e não se concretizam de modo uniforme e progressivo.

Com esse propósito, além dos fundamentos científicos do conhecimento no campo da História da Educação, as formas de abordagem utilizadas pelos autores expressam o cuidado com os aspectos didático-pedagógicos, construídos a partir da vasta experiência como educadores, vinculados à formação de professores atuantes em diversos contextos educativos ao longo de suas trajetórias profissionais.

 

Sumário

APRESENTAÇÃO, 11

CAPÍTULO 1 A EDUCAÇÃO NA ANTIGÜIDADE, 15

( Lucrécia Stringhetta Mello )

1.1 Os Povos Primitivos, 16

1.1.1 A Transição para a Sociedade de Classes,18

1.2 A Educação na Antigüidade Oriental, 19

1.2.1 A Escrita, 20

1.2.2 A Pedagogia na Antigüidade Oriental, 23

1.2.3 A Antigüidade Hindu, 23

1.2.4 A Antigüidade Chinesa, 25

1.2.5 A Antigüidade do Povo Hebreu, 27

1.3 A Grécia e a Pedagogia da Personalidade, 30

1.3.1 A Vida Cotidiana dos Gregos, 30

1.3.2 A Educação Grega, 32

1.3.3 Períodos da Educação Grega, 34

1.3.4 O Processo Educativo na Cidade-Estado, 36

1.3.4.1 Esparta e a Formação do Homem Guerreiro, 36

1.3.4.2 A Educação Ateniense, 38

1.3.5 Conteúdo e Fins da Educação: Contribuições dos Pensadores da Grécia, 40

1.4 Educação Romana, 45

1.4.1 Contexto Histórico, 45

1.4.2 Períodos da Educação Romana, 48

1.4.3 A Antiga Monarquia, 49

1.4.4 A Introdução das Escolas Gregas, 50

1.4.5 A Educação Romana Helenizada, 51

1.4.6 A Educação no Império, 51

1.4.7 Aproximações e Continuidade entre Gregos e Romanos, 53

Leituras Complementares, 53

Aristóteles e Platão, 54

A Leitura em Roma: Novos Textos e Novos Livros, 54

Atividades, 55

Filmografia Indicada, 56

Bibliografia, 56

Fonte Eletrônica, 57

 

CAPÍTULO 2 A EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA, 59

( Ana Paula Gomes Mancini )

2.1 Introdução, 59

2.2 História da Idade Média Entre Luzes e Trevas, 59

2.3 O que foi o Sistema Feudal, 61

2.4 As Classes Sociais da Idade Média, 62

2.5 A Educação na Idade Média, 63

2.6 As Escolas Episcopais, 65

2.7 A Educação nos Mosteiros, 66

2.8 A Educação das Mulheres, 68

2.9 Um Movimento Renovador, 69

2.10 Novos Movimentos Acontecem: O Surgimento das Universidades, 70

2.11 A Teoria do Conhecimento na Idade Média, 72

2.11.1 Santo Agostinho: A Patrística

2.11.2 São Tomás de Aquino: A Escolástica

2.11.3 Tomás de Aquino: O Primeiro Dominicano a Ocupar uma Cátedra na Universidade de Paris, 75

2.12 Considerações Finais, 76

Bibliografia, 77

 

CAPÍTULO 3 A EDUCAÇÃO NA IDADE MODERNA, 79

( Rita Filomena Andrade Januário Bettini )

3.1 O Ocaso de uma Época: O Nascimento de Outras Novas Relações de Dominação, 79

3.2 Os Descobrimentos: Os Aventureiros Lançados ao Mar na Busca do Velo Ouro, 81

3.3 Reforma e Contra-Reforma: O Avanço da Burguesia em Marcha na Europa, 84

3.4 O Humanismo, a Utopia, os Pensadores Modernos e as Alianças Burguesas, 87

3.5 A Modernidade em Marcha: O Século XVII, Sangrento e Revolucionário, 90

3.6 Século XVIII: Das Luzes do Liberalismo, 93

Filmografia Indicada, 96

Bibliografia, 97

 

CAPÍTULO 4 A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA, 103

( José Misael Ferreira do Vale )

4.1 Esboço de Interpretação, 103

4.2 Raízes Histórico-Sociais, 112

4.3 As Orientações Político-Filosóficas e Sociais da Educação Contemporânea: Uma Tentativa de Categorização, 118

4.4 Duas Revoluções Burguesas e a Educação, 122

4.5 O Sentido Sociopolítico, Socioeconômico e Socioeducacional da Revolução Industrial, 123

4.6 O Que Permanece em Aberto, 135

Atividades, 142

Bibliografia, 146

 

Título: História da Educação
Quantidade de Páginas:
146
Preço:
R$ 42,00
Formato:
14 x 21 cm
ISBN:
978-85-89311-31-1

Todos os direitos reservados © Editora Avercamp Design e Desenvolvimento: www.lummi.com.br Política de Privacidade