Iniciação Científica
Um roteiro comentado para estudantes

De Kester Carrara


Este pequeno livro, como seu título sugere, não pretende constituir-se
em referência para a compreensão das inúmeras, amplas e complexas questões que contextualizam o fazer científico no âmbito da ciência avançada e consolidada. No limite, trata-se de material elaborado para subsidiar o processo de ensino-aprendizagem comum por ocasião dos primeiros anos de universidade e, mais especificamente, aquele dirigido ao processo de iniciação científica. Embora contenha a descrição de uma rotina metodológica aplicável a diversas áreas do conhecimento, seu alcance e seus exemplos originam-se da experiência do autor no contexto das Ciências Humanas, especialmente em Psicologia, Educação e áreas afins.

Nesse contexto, o material que se segue explicita aos estudantes dos primeiros anos da universidade as práticas mais comuns (mas não as únicas) e algumas questões teórico-filosóficas candentes no cenário da atividade científica. Uma vez que a finalidade do texto é a de subsidiar as reflexões e discussões entre alunos e docentes nos anos iniciais de formação, o estilo de linguagem utilizado é bastante acessível e o conteúdo limita-se ao que seria suficiente para, na maioria dos casos, assegurar o ensino de competências básicas para a elaboração, pelos estudantes, de projetos de pesquisa em condições de serem submetidos às agências de fomento. Não é demais, portanto, reafirmar que o material aqui apresentado serve como base à introdução do aluno ao processo de ensino-aprendizagem que abriga a formulação de projetos de iniciação científica. Nada mais, nada além. Para questões mais verticais da teoria do conhecimento, da filosofia da ciência, da epistemologia e da metodologia, acrescentamos bibliografia ao final do texto.

Como as áreas de conhecimento aqui alcançadas recepcionam a possibilidade de diversas estratégias de pesquisa (especialmente nos casos de Psicologia e Educação), optou-se por apresentar ao leitor aspectos que, na maioria das vezes, compartilham interesses de mediações teóricas e filosóficas distintas. Por exemplo, no âmbito da Psicologia, embora a Psicanálise, a Análise do Comportamento e a Psicologia Sócio-histórica mantenham pressupostos razoavelmente distintos (por vezes, a ponto de serem interpretados como incompatíveis do ponto de vista da filosofia de ciência que adotam e, por consequência, em relação a questões epistemológicas e ontológicas), suas diferenças não impedem que, por ocasião da apresentação de projetos às agências de fomento ou da submissão de manuscritos à publicação por periódicos científicos, tenham que atender a requisitos muito parecidos e consensualmente aceitos no mundo acadêmico. Por essa razão, várias das noções essenciais e compartilháveis de metodologia científica serão aqui tratadas diretamente, reiterando o objetivo de contribuir para uma preparação generalista dos estudantes a fim de viabilizar seus projetos e publicações. No entanto, embora não sejam tratadas diretamente (e nem faria sentido ao escopo deste livro introdutório), questões mais específicas serão sugeridas e indicadas para as reflexões e análise que devem ser feitas, a nosso ver, no âmbito das disciplinas de formação em fenômenos e processos, na sequência curricular da maioria dos cursos e universidades. Para esses aspectos, além de uma abordagem breve quanto requer a iniciação científica, também são sugeridas leituras adicionais, imprescindíveis para uma apreciação, ao mesmo tempo, vertical e consistente.

Sumário

1. Projeto de pesquisa: concepção, estrutura e funções
11
2.  Linguagem da ciência
17
3.  Pesquisa científica e construção do conhecimento
23
4.  Delimitação do problema a ser investigado
41
5.  Construção do referencial teórico
53
6.  Formulação de hipóteses.Teste de hipótese
57
7.  Controle de variáveis
67
  7.1. Variáveis dependentes, independentes, estranhas  
         e intervenientes. Manipulação de variáveis  
         independentes e observação de resultados  
         nas dependentes
68
  7.2. Controle de variáveis estranhas: controle experimental  
         e estatístico
72
8. Alguns modelos de delineamento de pesquisa
81
9. Elaboração do projeto de pesquisa
97
10.  Observação: técnicas e cuidados especiais
107
11. Vieses na coleta de dados e fontes de invalidação da pesquisa
123
12.  Procedimentos para assegurar a confiabilidade dos dados
131
  Bibliografia sugerida
139
     

Título: Iniciação Científica
Subtítulo:
Um roteiro comentado para estudantes
Quantidade de Páginas:
144
Preço:
R$ 50,00
Formato:
16 x 23 cm

ISBN:
978-885-89311-70-0

Todos os direitos reservados © Editora Avercamp Design e Desenvolvimento: www.lummi.com.br Política de Privacidade