![]() |
![]() |
Introdução à Filosofia da Educação Organizadores Pedro Angelo Pagni e Divino José da Silva Cláudio Roberto Brocanelli Apresentamos, nesta coletânea, um conjunto de textos escritos por professores de filosofia da educação que ministram essa disciplina no ensino superior e por pesquisadores em formação nessa área que, há algum tempo, têm-se preocupado em pensar as especificidades da Filosofia da Educação e seu papel no âmbito dos cursos de formação de professores. O nosso objetivo é oferecer, aos professores que atuam com esta disciplina e aos seus alunos, um possível percurso em História da Filosofia, privilegiando pensadores que, para nós, são fundamentais para refletir sobre aquilo que é específico do campo Filosofia da Educação, bem como sobre o sentido do filosofar na Educação, desde os antigos gregos até a contemporaneidade. Para isso, os nexos entre Filosofia e Educação serão demonstrados a partir de diferentes perspectivas e de temas contemporâneos, como os relativos à formação humana, ao papel do mestre e à infância, ressaltando a importância da Filosofia como prática reflexiva para pensá-los na Educação. Pensar a Filosofia da Educação, nesses termos, comporta em si uma reivindicação que se traduz na preocupação segundo a qual, no ensino de Filosofia, quer seja no ensino médio quer no ensino superior, é importante não só ensinar Filosofia ou História da Filosofia, mas é preciso ensinar a filosofar sobre e na prática educativa. Assim, acreditamos que tal intento possa introduzir os alunos desses níveis de ensino e, particularmente, dos cursos de formação de professores no domínio das idéias filosóficas e lhes assegurar a apropriação de uma linguagem que seja capaz de auxiliá-los na construção de conceitos e argumentos, possibilitando-lhes a sistematização e a significação de uma prática educativa que transponha o imediatamente dado. Sumário Apresentação, 13Pedro Angelo Pagni e Divino José da SilvaPARTE 1 – Nascimento da Filosofia e Formação Humana: Recortes do Pensamento Filosófico Antigo Capítulo 1 A Educação na Filosofia de Sócrates, 19 Divino José da Silva e Pedro Angelo PagniSócrates entre os sofistas, 20 Capítulo 2 O Desejo de Sabedoria e a Paidéia Justa em Platão, 35 Pedro Angelo Pagni e Divino José da SilvaDa herança socrática ao desejo de sabedoria platônico, 37 Capítulo 3 O Conhecimento e a Formação Humana no Pensamento de Aristóteles, 61 Marcus Vinicius da CunhaO conhecimento filosófico e outros conhecimentos, 63 PARTE 2 – A Filosofia, o Papel do Mestre e a Educação Humana: Retrato do Pensamento Medieval e Renascentista Capítulo 4 Sobre o Papel do Mestre e do Ensino em Agostinho e Tomás de Aquino, 87 Marcos Roberto Leite da SilvaSobre o mestre e o uso das palavras em Agostinho, 88 Capítulo 5 Filosofia, Educação das Crianças e Papel do Preceptor em Montaigne, 103 Divino José da SilvaMontaigne e seu tempo, 104 PARTE 3 – Filosofia do Sujeito, Pedagogia e Educação da Infância na Modernidade Capítulo 6 Filosofia do Sujeito, Pedagogia da Razão e Educação da Infância em René Descartes, 125 Rodrigo Pelloso GelamoO problema de Descartes, 126 Capítulo 7 Pedagogia, Educação da Infância e o Futuro do Homem: Por Que Ler Rousseau Hoje, 147 Capítulo 8 Iluminismo, Pedagogia e Educação da Infância em Kant, 167 Pedro Angelo PagniIluminismo (Aufklärung) e formação cultural (Bildung), 168 PARTE 4 – Experiência, Comunicação e Infância na Filosofia da Educação Capítulo 9 Nietzsche, no Limiar da Educação Contemporânea: Crítica à Cultura, Formação do Gênio e Infância na Educação Filosófica, 191 Rodrigo Pelloso Gelamo e Pedro Angelo PagniA Filosofia como crítica da modernidade e do presente, 192 As três metamorfoses e os três devires do pensamento, 209A infância de uma ética: a transvaloração dos valores ou o trabalho do esquecimento, 212Referências, 214 Capítulo 10 Filosofia da Educação e Educação Filosófica, segundo John Dewey, 219 Pedro Angelo Pagni e Cláudio Roberto BrocanelliExperiência, comunicação e democracia, 221 Capítulo 11 A Crítica da Cultura e os Desafios da Educação após Auschwitz: Uma Leitura a Partir da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, 247 Pedro Angelo Pagni e Divino José da SilvaA atualidade da Filosofia, a crítica ao Iluminismo (Aufklärung) e à cultura (Kultur), 249 Da crítica à Pedagogia aos desafios políticos da educação no presente, 257Experiência educativa, arte de educar e comunicação do diferenciado, 264Indicações para uma educação após Auschwitz, 269Referências, 274 Capítulo 12 Habermas: Racionalidade e Processos de Aprendizagem no Projeto da Modernidade, 277 Ralph Ings BannellRacionalidade e modernidade, 278Razão, sociedade e história, 280A virada lingüística, 283 Socialização e individuação: a formação do indivíduo, 293A co-construção da sociedade, da cultura e da pessoa, 296 Habermas e a Educação, 298Referências, 300 Capítulo 13 Por uma Filosofia da Educação Deleuziana: Processo de Subjetivação e Experiência de Educação, 303 Rodrigo Pelloso GelamoA tradição e Deleuze: um esboço do problema, 306O processo de subjetivação, 309Processo de subjetivação e experiência de formação, 315A infância da educação, 318Considerações finais, 321Referências, 323
|
|
Todos os direitos reservados © Editora Avercamp | Design e Desenvolvimento: www.lummi.com.br | Política de Privacidade |