O Computador Portátil NA ESCOLA
Mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem

De Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Maria Elisabette Brisola Brito Prado (Organizadoras)

Fátima Maria Bagatini
George França
José Armando Valente
Leila Ramos
Maria Edilene Salviano de Oliveira
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Maria Elisabette Brisola Brito Prado
Marilene Andrade F. Borges
Mariza Mendes


Este livro foi pensado durante a implantação do Projeto UCA – Um Computador por Aluno, ação conjunta da Presidência da República e do Ministério da Educação – MEC, como estratégia para proporcionar a inclusão digital do aluno por intermédio da escola e a utilização dessa tecnologia nos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento do currículo.

O uso do computador portátil carrega consigo um conjunto de inovações relacionadas às características técnicas de conectividade, interoperabilidade, mobilidade e imersão. Tais aspectos impulsionam a inovação pedagógica, pois ao inserir as redes de ensino na cultura do século XXI, caracterizada pelo emprego de instrumentos que incorporam as tecnologias, linguagens e mídias digitais, torna-se evidente que o laptop pode ser usado em diferentes atividades, a qualquer momento, em múltiplos espaços, permitindo desenvolver o diálogo social e a aprendizagem pessoal e coletiva. Para tanto é fundamental apoiar o trabalho do professor por meio de processos formativos.

O propósito deste livro é o de ampliar o escopo da discussão sobre a complexidade da inserção do laptop na escola em suas diferentes dimensões, analisar o processo desencadeado de formação de educadores na ação, explicitar as concepções e metodologias orientadoras desse processo, compartilhar as experiências vividas e apontar possíveis caminhos para a realização de ações correlatas.

Neste ponto temos certeza de que essa inserção nos coloca diante de um novo horizonte carregado de incertezas e desafios, mas também um campo repleto de possibilidades e aberturas para que professores, gestores e alunos sejam os protagonistas de uma educação transformadora na sala de aula, na escola e em outros espaços para além dos muros da escola.

Sumário Resumido

Capítulo 1. Um laptop para cada aluno: promessas e resultados educacionais efetivos.
José Armando Valente

1.1 Introdução
1.2 Breve história do Dynabook
1.3 Disseminação dos laptops na educação
1.4 Principais resultados do uso de laptops na educação
1.5 A educação para a era da mobilidade

Referências

Capítulo 2. Indicadores para a formação de educadores para a integração do laptop na escola.
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Maria Elisabette Brisola Brito Prado

2.1 Introdução
2.2 As tecnologias e a formação de educadores
2.3 O laptop educacional e a formação de profissionais da educação
2.4 Considerações finais

Referências

Capítulo 3. Utilização do laptop educacional em sala de aula.
Mariza Mendes e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

3.1 Introdução
3.2 O laptop educacional em sala de aula
3.3 Metodologia da pesquisa
3.3.1 Resultados da pesquisa em sala de aula com o uso do laptop
educacional
3.4 Considerações finais

Referências

Capítulo 4. O uso do laptop na escola: algumas implicações na gestão e na prática pedagógica.
Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Marilene Andrade Ferreira Borges e George França

4.1 Introdução
4.2 Desenvolvimento da pesquisa
4.2.1 Eixo da infraestrutura
4.2.2 Eixo da prática pedagógica
4.2. 3 Dimensão da gestão
4.3 Considerações finais

Referências

Capítulo 5. Articulação e sintonia das instâncias de gestão: um caminho a favor da formação da escola para o uso dos laptops conectados.
George França, Leila Ramos e Marilene Andrade F. Borges

5.1 Introdução
5.2 Fundamentos teóricos
5.3 Os processos de gestão no Projeto UCA no colégio Dom Alano Marie Du Noday, em Palmas
5.4 Considerações finais

Referências

Capítulo 6. A perspectiva do uso do computador no curso de biologia.
Maria Edilene Salviano de Oliveira

6.1 O ensino de Biologia no contexto atual
6.2 Vivenciando a implantação do Projeto UCA
6.3 Aliando aprendizagem e computadores
6.4 Começando um desafio
6.5 Como avaliar o pioneirismo?

Referências

Capítulo 7. A integração das tecnologias da informação e comunicação ao ensino e aprendizagem de língua estrangeira – inglês.
Fátima Maria Bagatini

7.1 Contexto
7.2 A língua inglesa e as diversas formas de comunicação nos dias atuais
7.3 Writing in English
7.4 The cine at school
7.5 Considerações finais

Referências

Capítulo 8. Aluno-monitor: trabalho colaborativo e solidário entre pares no cotidiano da sala de aula mediado pelas tecnologias.
George França, Leila Ramos e Marilene Andrade F. Borges

8.1 O aluno-monitor na escola de educação básica
8.2 Monitoria na escola: um breve recorte
8.3 O processo da monitoria no colégio Dom Alano Marie Du Noday
8.4 Monitoria mediada pelas TIC: demandas desse tempo
8.5 Considerações finais

Referências

Título: O Computador Portátil NA ESCOLA
Subtítulo: Mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem

Quantidade de Páginas:
112
Preço:
R$ 45,00
Formato:
16 x 23 cm

ISBN:
978-85-89311-60-1

Todos os direitos reservados © Editora Avercamp Design e Desenvolvimento: www.lummi.com.br Política de Privacidade