Sociologia e Educação – Leituras e Interpretações

De Alonso Bezerra de Carvalho e Wilton Carlos Lima da Silva (organizadores)

Áureo Busetto
Bruno Pucci
Carlos da Fonseca Brandão
Hélio Rebello Cardoso Jr.
Regiane Aparecida Atisano

Este livro pretende convidar o leitor a um campo de reflexão que tem muito a contribuir para a compreensão do homem contemporâneo, a partir do pensamento de autores que já se tornaram clássicos na área das ciências humanas.

Indiscutivelmente, a Educação pode ser um meio privilegiado de emancipação o que indica a sua importância no processo de transformação da sociedade e dos indivíduos e um instrumento que capacita o homem a determinar o seu presente e preparar o seu futuro.

Permitir a reflexão sobre essas possibilidades, mediante as perspectivas criadas pelas aproximações entre Sociologia e Educação, é o objetivo desse livro. Busca-se, assim, compreender como se estruturam as nossas condutas no complexo contexto social para que o leitor possa desenvolver uma postura crítica que se traduza em ações autônomas na vida social e no campo da educação.

Para a Sociologia, nada há que seja natural neste mundo de indivíduos, nada que não seja uma construção coletiva, nenhuma idéia que se sustente solta no ar, sem que se possa associá-la ao nosso tempo ou ao modo como fabricamos nosso destino.

Portanto, a Educação pode e deve ser um tema da sociologia, pois educar é um instrumento de conservação e de mudança da sociedade, e ainda que as preocupações de Comte, Durkheim, Marx, Weber, Elias, Adorno, Bourdieu e Foucault não estejam voltadas exclusivamente para a educação, elas permitem extrair novas perspectivas para a prática pedagógica.

As leituras e interpretações aqui apresentadas abordam questões pertinentes ao cenário atual da educação, não na ambição de responder todas as questões, e sim para caracterizar uma introdução que, revestida de uma conotação didática, possibilite fazer o ir e vir entre o conceitual e o cotidiano, entre os exemplos e a teoria, entre as polêmicas e o consenso.

Como é característica de textos introdutórios, os atores se preocuparam em apresentá-los de forma sintética, estruturados de forma, ao mesmo tempo, geral e simples, evitando, no entanto, superficialidades.

Acreditamos que os diferentes autores aqui reunidos mostraram de que modo as idéias de nossos clássicos podem contribuir para a compreensão dos modos de educar; a importância da Sociologia da Educação na formação do educador; os enfoques teóricos em Sociologia da Educação; os elementos para uma Nova Sociologia da Educação; a ideologia da educação escolar e transformação social; a função social da escola e o papel do professor; a educação como cultura; as relações entre a educação e as classes sociais; os vínculos da educação com a tecnologia, entre outros temas prementes.

A intenção é responder se o que pensadores fundamentais da sociologia escreveram ainda faz sentido para nós, e em especial para a nossa educação, em um momento no qual a nossa sociedade inter-relaciona, de forma intensa, tradição e inovação.

Que tal ambição permita aos leitores os aproveitamentos do diálogo, com concordâncias e discordâncias!

 

Sumário

APRESENTAÇÃO

1 AUGUSTE COMTE, O POSITIVISMO E A EDUCAÇÃO
Wilton Carlos Lima da Silva

1.1 Introdução
1.2 Auguste Comte e o Positivismo
1.3 O Positivismo e a Educação
1.4 O Positivismo na Educação brasileira
Exercícios
REFERÊNCIAS
Leituras recomendadas

2 A EDUCAÇÃO SOB O ENFOQUE DE ÉMILE DURKHEIM
Regiane Aparecida Atisano

2.1 Introdução
2.2 Durkheim e a Sociologia
2.3 O que é Fato Social?
2.4 Solidariedade mecânica e orgânica
2.5 Sociologia da Educação
2.6 Conclusão
Exercícios.
REFERÊNCIAS

3 CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO PARA A EDUCAÇÃO
Wilton Carlos Lima da Silva e Alonso Bezerra de Carvalho

3.1 Introdução
3.2 Origens e influências
3.3 Conceitos fundamentais do pensamento marxista
3.4 O Marxismo e os marxistas: Lênin, Lukács e Gramsci
3.5 Materialismo e Educação
Exercícios
REFERÊNCIAS
Bibliografia complementar

4 A SOCIOLOGIA WEBERIANA E A EDUCAÇÃO
Alonso Bezerra de Carvalho

4.1 Introdução
4.2 A modernidade e o desencantamento do mundo
4.3 Ciência e Política: duas vocações
4.4 O processo de racionalização e o paradoxo das conseqüências
4.5 Por uma Ética da responsabilidade
4.6 Sociologia da Educação weberiana: equilíbrio entre burocracia e carisma
Exercícios
REFERÊNCIAS
Bibliografia complementar

5 A SOCIOLOGIA FIGURACIONAL DE NORBERT ELIAS
Carlos da Fonseca Brandão

5.1 Os conceitos de Figuração e Interdependência
5.2 A formação intelectual de Norbert Elias e a influência do pensamento de Karl Mannheim
5.3 A Teoria dos Processos de Civilização
5.4 Nossa conclusão e nossos questionamentos
Exercícios
REFERÊNCIAS
Bibliografia complementar

6 O RISO E O TRÁGICO NA INDÚSTRIA CULTURAL: A CATARSE ADMINISTRADA
Bruno Pucci

6.1 Introdução
6.2 A dimensão catártica do trágico
6.3 A tragédia do trágico no mundo da indústria cultural
6.4 A despontencialização da função catártica do riso na indústria cultural
Exercícios
REFERÊNCIAS
Bibliografia complementar

7 A SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU E SUA ANÁLISE SOBRE A ESCOLA
Áureo Busetto

7.1 Introdução
7.2 Campo: espaço social específico e com autonomia relativa
7.3 Habitus : a mediação entre estrutura e agentes sociais
7.4 Relação entre campo e h abitus
7.5 Para aplicar a Sociologia da prática
7.6 Escola: domínio da reprodução social e legitimação das desigualdades sociais
Exercícios
REFERÊNCIAS

8 FOUCAULT EM VÔO RASANTE
Hélio Rebello Cardoso Jr.

8.1 Introdução: em que um filósofo afeta nossa vida? temas da obra de Foucault
8.2 Fases da obra de Foucault: características gerais
8.2.1 Arqueologia
8.2.2 Genealogia
8.2.3 Estética da existência
8.3 Conclusão: um filósofo comprometido com o tempo e a história
Exercícios
REFERÊNCIAS

Bibliografia complementar

  1. Livros publicados pelo autor estudos teóricos
  2. Livros publicados pelo autor estudos arqueológicos e genealógicos

 

Título: Sociologia e Educação – Leituras e Interpretações
Quantidade de Páginas:
160
Preço:
R$ 54,00
Formato:
16 x 23 cm
ISBN:
978-85-89311-36-6

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